APAE Batatais realiza 52.700 atendimentos em saúde no ano de 2017


“Saúde para todas e todos, em todos os lugares” é tema escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para a campanha do Dia Mundial da Saúde deste ano, celebrado no próximo sábado, 7. Os dois órgãos internacionais chamam a atenção para a importância da saúde universal, que significa garantir que todas as pessoas, sem distinção, tenham acesso aos serviços de saúde.

Quando o assunto é saúde, a APAE Batatais é referência na prestação de serviços especializados de habilitação e reabilitação e em ações de prevenção às deficiências, todas direcionadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas de Batatais e região. No ano de 2017, a instituição realizou 52.700 atendimentos na área. Só no serviço de Prevenção foram cerca de 6 mil procedimentos.

Há 25 anos a entidade realiza o Teste do Pezinho, obrigatório para todos os recém-nascidos. Além desse exame, os bebês também passam pelo Teste da Orelhinha, Avaliação Genética e pelo Projeto Família, que realiza orientação às famílias e atendimento às crianças de 0 a 5 anos e 11 meses com fatores de risco para deficiência.

De acordo com a coordenadora de saúde da APAE Batatais, Patrícia Lopes, a intervenção nos primeiros dias de vida impacta diretamente na saúde dos recém-nascidos do município e região. “A identificação precoce da deficiência e a intervenção em tempo hábil garantem o desenvolvimento dos bebês dentro dos padrões considerados normais, minimizando e impedindo a evolução do diagnóstico. Também orientamos as famílias, para que, no ambiente doméstico, a criança seja estimulada”, afirma Patrícia.

A maioria dessas crianças retorna à instituição durante a Campanha dos Escolares – que acontece, todos os anos, no mês de agosto – e consiste em realizar exames auditivo, visual e postural nos alunos do primeiro ano das redes de ensino pública e privada. “A deficiência pode aparecer depois dos cinco anos, por isso, alguns casos são detectados na Campanha dos Escolares. Essa triagem, feita no início da vida escolar, é muito importante porque previne e reduz o impacto no desempenho acadêmico dos estudantes”, enfatiza a coordenadora.

O município é privilegiado por contar com os serviços especializados em saúde ofertados pela APAE. A avaliação genética realizada com os cerca de 700 bebês nascidos no município anualmente, por exemplo, é uma exclusividade das cidades de Batatais e Altinópolis. “É através dessa especialidade médica que conseguimos fazer o diagnóstico precoce, o encaminhamento – quando necessário – e realmente prevenir a deficiência em tempo hábil”, acrescenta Patrícia.

Dentro do mote proposto pela OPAS e pela OMS em 2018, de “Saúde para todas e todos, em todos os lugares”, a coordenadora da APAE Batatais destaca que um dos principais desafios da área é fazer com que o usuário tenha acesso aos serviços de saúde. “É um desafio constante porque muitas vezes a rede não consegue encaminhar esse paciente e falta apoio especializado pra essas pessoas. Porém, em relação ao país, podemos dizer que somos muito privilegiados com a saúde que temos em nosso município” finaliza.

SAIBA COMO AJUDAR:


DOAÇÃO FAÇA MAIS

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A APAE BATATAIS ?
LIGUE PARA GENTE: (16) 3661-6000

Facebook APAE Batatais Twitter APAE Batatais Twitter APAE Batatais Twitter APAE Batatais

© Copyright 2018 APAE Batatais - Todos os direitos reservados