Rua Coronel Joaquim Marques, 959 (16) 3661.6000 apaebatatais@apaebatatais.org.br

  • Home
  • Assistência Social

Assistência Social

Os serviços prestados pela área de Assistência Social da APAE Batatais visam a promoção e a defesa de direitos da pessoa com deficiência, bem como sua Habilitação e Reabilitação na vida familiar e comunitária e são executados em duas modalidades: Unidade Referenciada e Centro Dia.

SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SUAS FAMÍLIAS

UNIDADE REFERENCIADA

O serviço atende pessoas com deficiência intelectual (associada ou não a outras deficiências) e pessoas idosas com dependência. Os atendimentos são extensivos aos cuidadores e familiares que necessitam dos serviços e são compostos pelos seguintes programas:

Programa de Autodefensoria

O programa promove um conjunto de ações para que as pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla possam assumir o papel de liderança em suas próprias vidas. Permite aos usuários do serviço o contato direto com atividades de autogestão que propiciam a autonomia, a elaboração da identidade e a exposição de suas vontades – tanto no contexto familiar como no social – ressaltando as suas potencialidades.

Programa Apoio Especializado à Pessoa com Deficiência

Por meio de um conjunto de atividades, o programa busca contribuir para uma maior independência e participação efetiva da pessoa com deficiência na família e na comunidade por meio da promoção da autonomia, da inclusão social, da melhoria da qualidade de vida e da superação de situações violadoras de direitos.

Programa Apoio Especializado à Família

O objetivo do programa é fortalecer e empoderar famílias na administração de conflitos; na superação das vulnerabilidades sociais; nas situações de violação de direitos; na redução do estresse ocasionado pela tarefa do cuidar e no desenvolvimento da função protetiva familiar.As intervenções são desenvolvidas de forma contínua e sistemática com atendimentos individuais ou em grupos.

CENTRO DIA

O serviço atende pessoas idosas, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social, e que dependem do auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades de vida diária. Conta com ações variadas que compreendem Projeto de Atendimento; Atividades Socioassistenciais, Socioeducativas e Socioculturais; Atendimentos e Atividades Realizadas com as Famílias.

Atividades Socioassistenciais, Socioeducativas e Socioculturais

O serviço visa contribuir com o fortalecimento de vínculos; convivência familiar e comunitária; inclusão social; prevenção da segregação; e institucionalização de longa permanência dos usuários. Como também, com a manutenção de habilidades remanescentes, visando à promoção da autonomia e da independência.

Atendimentos e Atividades Realizadas com as Famílias

Os atendimentos e atividades realizadas com as famílias buscam apoiá-las na sua função protetiva e diminuir a sobrecarga advinda da prestação de cuidados. O trabalho, que é realizado por uma equipe multidisciplinar, busca superar as vulnerabilidades e proporcionar melhorias na qualidade de vida das pessoas atendidas e seus familiares, contribuindo assim, para o fortalecimento de vínculos e melhora nos cuidados diários.