Rua Coronel Joaquim Marques, 959 (16) 3661.6000 apaebatatais@apaebatatais.org.br

  • Home
  • Centro de Formação e Qualificação Profissional

Centro de Formação e Qualificação Profissional

O Centro de Formação e Qualificação Profissional (CFQP) da APAE Batatais tem como propósito preparar, formar e qualificar profissionalmente pessoas com deficiência e oferecer estratégias de inclusão social pelo trabalho, oportunizando acesso à vida social na comunidade, a qual se dá, principalmente, via relações de trabalho. Atualmente, o serviço atende jovens e adultos com deficiência, com idade mínima de 15 anos. Os aprendizes são encaminhados por serviços da rede municipal das áreas de saúde, assistência social e educação ou ainda de serviços internos da APAE. Todos passam por avaliação diagnóstica e de perfil com equipe multidisciplinar e depois são encaminhados para iniciação ou qualificação profissional.

O serviço conta com três frentes de atuação:

Programa de Preparação e Orientação – Proporciona espaço de preparação e acompanhamento dos aprendizes e familiares, com intuito de favorecer o desenvolvimento pessoal, a compreensão de competências e habilidades sociais e atitudinais inerentes à idade adulta, além do desenvolvimento e orientação das habilidades e competências relacionadas ao mundo do trabalho e emancipação das famílias.

Programa de Formação e Qualificação Profissional – Realiza levantamento de oportunidades de trabalho no município para oferecer cursos de formação de acordo com as necessidades do mercado e, oferece cursos/oficinas/estágios, os quais contam com parceiros do serviço (SENAI; SENAC; SEBRAE; ONG’s; ACE; entre outros).

Programa de Apoio à Inclusão – Oferece estratégias de inclusão social pelo trabalho, por meio de apoio às iniciativas empreendedoras de geração de trabalho e renda (individuais e/ou coletivas); acompanha o processo de inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho; realiza ações que buscam a sensibilização da comunidade e empresas para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

CENTRO DIA

O serviço atende pessoas idosas, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social, e que dependem do auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades de vida diária. Conta com ações variadas que compreendem Projeto de Atendimento; Atividades Socioassistenciais, Socioeducativas e Socioculturais; Atendimentos e Atividades Realizadas com as Famílias.

Atividades Socioassistenciais, Socioeducativas e Socioculturais

O serviço visa contribuir com o fortalecimento de vínculos; convivência familiar e comunitária; inclusão social; prevenção da segregação; e institucionalização de longa permanência dos usuários. Como também, com a manutenção de habilidades remanescentes, visando à promoção da autonomia e da independência.

Atendimentos e Atividades Realizadas com as Famílias

Os atendimentos e atividades realizadas com as famílias buscam apoiá-las na sua função protetiva e diminuir a sobrecarga advinda da prestação de cuidados. O trabalho, que é realizado por uma equipe multidisciplinar, busca superar as vulnerabilidades e proporcionar melhorias na qualidade de vida das pessoas atendidas e seus familiares, contribuindo assim, para o fortalecimento de vínculos e melhora nos cuidados diários.