Rua Coronel Joaquim Marques, 959 (16) 3661.6000 apaebatatais@apaebatatais.org.br

Educação

A Escola de Educação Especial da APAE Batatais atende alunos com deficiência intelectual associada a graves comprometimentos e que necessitam de atenção especializada que vai além da ofertada na escola comum. As ações pedagógicas buscam desenvolver funcionalidades necessárias à vida e são realizadas por meio dos programas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Programa de Educação Infantil

O Programa de Educação Infantil atende alunos com idade até 5 anos e 11 meses que apresentam necessidades de apoio permanente (constante e de alta complexidade). O trabalho da escola envolve os familiares, responsáveis e a comunidade, visando o processo educacional do aluno por meio de estimulações em todas as áreas do desenvolvimento. A metodologia utilizada durante esse processo é embasada no Projeto Família – Portage.


Programa de Ensino Fundamental

O Programa de Ensino Fundamental tem como público-alvo alunos com deficiência intelectual e/ou transtornos globais do desenvolvimento, com idades entre 6 e 30 anos, que apresentam necessidades de apoio permanente (constante e de alta intensidade). A finalidade do programa é proporcionar aos alunos a ampliação das habilidades acadêmicas funcionais e das suas competências, propiciando o pleno desenvolvimento das suas potencialidades, com suporte da metodologia do Currículo Funcional Natural.

CENTRO DIA

O serviço atende pessoas idosas, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social, e que dependem do auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades de vida diária. Conta com ações variadas que compreendem Projeto de Atendimento; Atividades Socioassistenciais, Socioeducativas e Socioculturais; Atendimentos e Atividades Realizadas com as Famílias.

Atividades Socioassistenciais, Socioeducativas e Socioculturais

O serviço visa contribuir com o fortalecimento de vínculos; convivência familiar e comunitária; inclusão social; prevenção da segregação; e institucionalização de longa permanência dos usuários. Como também, com a manutenção de habilidades remanescentes, visando à promoção da autonomia e da independência.

Atendimentos e Atividades Realizadas com as Famílias

Os atendimentos e atividades realizadas com as famílias buscam apoiá-las na sua função protetiva e diminuir a sobrecarga advinda da prestação de cuidados. O trabalho, que é realizado por uma equipe multidisciplinar, busca superar as vulnerabilidades e proporcionar melhorias na qualidade de vida das pessoas atendidas e seus familiares, contribuindo assim, para o fortalecimento de vínculos e melhora nos cuidados diários.