Rua Coronel Joaquim Marques, 959 (16) 3661.6000 apaebatatais@apaebatatais.org.br

Saúde

Os serviços prestados pela área de Saúde da APAE Batatais compreendem ações de promoção, assistência, avaliação, habilitação, reabilitação, manutenção da saúde e prevenção a deficiências, em conformidade com as diretrizes da Política Nacional da Pessoa com Deficiência. A área possui o Serviço de Prevenção às Deficiências e o Centro Especializado em Reabilitação - modalidades auditiva, física e intelectual (CER III). Os atendimentos são realizados por profissionais das especialidadesde fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, técnico em enfermagem, psicologia, neurologia, genética, psiquiatria, otorrinolaringologia e serviço social.

SERVIÇO DE PREVENÇÃO A DEFICIÊNCIAS

O Serviço de Prevenção a Deficiências busca reduzir a incidência de deficiências no público atendido e prevenir agravos que determinem o aparecimento de diagnósticos secundários, por meio dos seguintes programas:

Avaliação Genética

Neste programa, todos os neonatos nascidos ou residentes no município de Batatais são avaliados por uma médica geneticista. Os bebês com fatores de risco ou com características clínicas que indiquem síndromes são encaminhados para investigação, acompanhamento ou atendimento.

Campanha Preventiva aos Escolares

A Campanha Preventiva aos Escolares é realizada desde 2002 e destinada aos alunos do primeiro ano do ensino fundamental da Rede Comum do município de Batatais. O objetivo da ação é identificar, precocemente, alterações auditivas para prevenir e reduzir o impacto no desempenho acadêmico dos alunos avaliados.

Educação para Saúde

O serviço de Educação para Saúde tem como propósito informar, educar e conscientizar diversos públicos (pessoas idosas; gestantes; profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social; cuidadores e estudantes) sobre a prevenção a deficiências por meio de palestras, capacitações, campanhas e divulgação nos meios de comunicação.

CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO (CER III)

A APAE Batatais foi credenciada em 2015, pelo Ministério da Saúde, como Centro Especializado em Reabilitação nas modalidades auditiva, física e intelectual (CER III). Com o credenciamento, a instituição ampliou sua atuação e passou a atender também os municípios que compõem o Vale das Cachoeiras: Altinópolis, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Santa Cruz da Esperança e Santo da Antônio da Alegria.

Neste serviço, a equipe interdisciplinar realiza o acolhimento e a avaliação das pessoas com hipótese diagnóstica ou com o diagnóstico de deficiência, encaminhadas pela Rede de Saúde (Atenção Básica, Atenção Especializada, Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência).  Após a avaliação, a equipe define o diagnóstico e constrói junto ao usuário e sua família um plano terapêutico singular.

  1. Modalidade Auditiva

Nesta modalidade de serviço as pessoas encaminhadas são avaliadas e, confirmando-se o diagnóstico de deficiência auditiva, são acompanhadas pelo médico otorrinolaringologista e recebem atendimento especializado nas especialidades de serviço social, fonoaudiologia, psicologia e/ou terapia ocupacional.

  1. Modalidade Física

Após avaliação desta modalidade é possível identificar as habilidades e incapacidades da pessoa com deficiência física para iniciar os atendimentos nas especialidades de serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, psicologia e/ou terapia ocupacional. O público atendido recebe acompanhamento médico de neurologia.

  1. Modalidade Intelectual

Nesta modalidade são avaliadas para definição de diagnóstico de deficiência intelectual e/ou transtorno do espectro do autismo. Ao ser inserido no processo de habilitação/reabilitação recebe atendimento nas especialidades de serviço social, fonoaudiologia, enfermagem, psicologia e/ou terapia ocupacional, além do acompanhamento médico de neurologia e/ou psiquiatria.

CENTRO DIA

O serviço atende pessoas idosas, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social, e que dependem do auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades de vida diária. Conta com ações variadas que compreendem Projeto de Atendimento; Atividades Socioassistenciais, Socioeducativas e Socioculturais; Atendimentos e Atividades Realizadas com as Famílias.

Atividades Socioassistenciais, Socioeducativas e Socioculturais

O serviço visa contribuir com o fortalecimento de vínculos; convivência familiar e comunitária; inclusão social; prevenção da segregação; e institucionalização de longa permanência dos usuários. Como também, com a manutenção de habilidades remanescentes, visando à promoção da autonomia e da independência.

Atendimentos e Atividades Realizadas com as Famílias

Os atendimentos e atividades realizadas com as famílias buscam apoiá-las na sua função protetiva e diminuir a sobrecarga advinda da prestação de cuidados. O trabalho, que é realizado por uma equipe multidisciplinar, busca superar as vulnerabilidades e proporcionar melhorias na qualidade de vida das pessoas atendidas e seus familiares, contribuindo assim, para o fortalecimento de vínculos e melhora nos cuidados diários.