Rua Coronel Joaquim Marques, 959 (16) 3661.6000 apaebatatais@apaebatatais.org.br

  • Home
  • Unidade de Vivencias Ambientais

Unidade de Vivencias Ambientais

A Unidade de Vivências Ambientais (U.V.A) é um espaço, com cerca de 17 alqueires, localizado na zona rural, utilizado como local de apoio às atividades realizadas pela APAE Batatais. É um ambiente estimulante que propicia vivências e o desenvolvimento de atividades pedagógicas, socioeducativas e terapêuticas fundamentadas em experiências permitidas pelo vasto ecossistema existente na unidade.

Atividades desenvolvidas

Coleta Seletiva e Reciclagem
O exercício consiste na coleta seletiva dos resíduos gerados; no reaproveitamento de materiais e em oficinas de reciclagem de papel para confecção de artesanato.

 

Equoterapia

As práticas de equoterapia são desenvolvidas pela área da Sáude. O método terapêutico utiliza o cavalo para alcançar benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas atendidas pela instituição.

Oficinas de artes e artesanato
As atividades culturais e trabalhos de Artes e Artesanato são desenvolvidos pelas áreas de Assistência Social e de Educação, que utilizam o espaço como recurso para diversas ações integradas ao meio natural, estimulando a comunicação, valorização e integração entre as pessoas e o meio.

Áreas de atuação

Cultivo de Grãos

Visando a busca contínua da sustentabilidade financeira da U.V.A, parte de seu espaço agricultável é destinado à produção de grãos. O cultivo contribui com o aprendizado dos atendidos e os grãos colhidos atendem às demandas da unidade e o excedente é comercializado com a finalidade de auxiliar os serviços ofertados. As principais culturas cultivadas são soja e milho.

Horticultura e Fruticultura
Por meio dessa atividade propicia-se o contato das pessoas atendidas com o cultivo e manutenção de verduras, legumes, raízes e frutas, visando à reflexão sobre a importância da alimentação saudável, segurança alimentar e nutricional, além dos cuidados com solo e água. Parte da produção destes alimentos é encaminhada para a cozinha da APAE Batatais. O excedente é comercializado.

Produção de Ervas Medicinais e Aromáticas
O cultivo de ervas possibilita a estimulação sensorial; o desenvolvimento psicomotor e cognitivo e noções de autocuidado e higiene; resgatando a cultura de produção de alimentos, cosméticos e medicamentos caseiros.

 

 

 

Viveiro de Mudas Nativas e Ornamentais

O viveiro possui uma capacidade produtiva de 150mil mudas/ano de 77 espécies de árvores nativas e 57 de ornamentais. Todo o recurso recebido com a venda das mudas é aplicado na manutenção das atividades produtivas e de formação das pessoas atendidas. O viveiro tem entre seus objetivos, auxiliar as pessoas atendidas a analisar criticamente princípios que conduzem a uma convivência harmoniosa entre o ser humano, o ambiente que se vive e as demais espécies que habitam o planeta.

Localização: Estrada Vicinal Dr. Ariovaldo Mariano Gera, nº 2.330